TEXTO DE CLAUDIA FERNANDES DE ALMEIDA


 

DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA CORPORAL, AMPLIAR O VOCABULÁRIO DA LINGUAGEM DO  MOVIMENTO, ESTIMULAR Á PESQUISA DOS SENTIDOS E DA COORDENAÇÃO MOTORA, ABRANGER O ESTUDO DE FORMAS, PLANOS E DIMENSÕES, ESTUDAR OS FATORES DE PESO,TEMPO, ESPAÇO E FLUXO, APROFUNDAR A NOÇÃO DE ESQUEMA CORPORAL, INTEGRAR A RELAÇÃO ENTRE SOM E MOVIMENTO, ESTIMULAR A CONSCIÊNCIA DE SI E DO GRUPO...

É... O QUE É TUDO ISTO?

ESTES SÃO ALGUNS DOS ALICERCES QUE REGEM O TRABALHO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA DO MOVIMENTO, APLICADA AO CORPO HUMANO INSERIDO EM SEU AMBIENTE SÓCIO - CULTURAL OU A NATUREZA, PROPRIAMENTE DITA.

OBSERVAMOS QUE CADA INDIVÍDUO DESENVOLVE CARACTERÍSTICAS CORPORAIS EM RELAÇÃO A FORMA E MOVIMENTO, DE ACORDO  COM O SEU CONTEXTO SOCIAL, SUA HISTÓRIA FAMILIAR, SUAS EXPERIÊNCIAS EMOCIONAIS, SUA BAGAGEM CULTURAL E SEU CONTATO COM ATIVIDADES FÍSICAS.

PRODUZIR UM ESTADO DE CONSCIÊNCIA SOBRE A INFLUÊNCIA DESTES ASPECTOS SOBRE O RESULTADO FINAL, QUE SERIA O INDIVÍDUO, REQUER UM APRENDIZADO...SERIA COMO APRENDER UM NOVO ALFABETO, UM ALFABETO DO MOVIMENTO E SUAS CORRELAÇÕES COM A FORMA, FORMAS ESPACIAIS E FORMATOS DE ESTRUTURAS PSÍQUICAS RELACIONADAS COM A CONSTRUÇÃO DE ESTRUTURAS CORPORAIS.

AGORA, COMO ENTENDERÍAMOS O DESENVOLVIMENTO DESTES PROCESSOS?

AO ENTRARMOS NA ESCOLA, APRENDEMOS GRADUALMENTE A LER E ESCREVER. POSTERIORMENTE VAMOS ESCREVENDO TEXTOS E AO LONGO DE UM PROCESSO EDUCACIONAL, CHEGAMOS ATÉ A INOVAÇÃO DE NOVAS IDÉIAS ATRAVÉS DE TESES DE DOUTORADO. ENFIM NOVAS IDÉIAS!

 ISTO NÃO ACONTECE DE UMA HORA PARA OUTRA, LEVA ANOS E ANOS!

DA MESMA FORMA ACONTECE COM NOSSO CORPO...

ENTRAMOS EM UMA ESCOLA CHAMADA VIDA, ONDE DESDE A CONCEPÇÃO RECEBEMOS INFLUÊNCIAS DE PULSAÇÕES SANGUÍNEAS, VIBRAÇÕES EMOCIONAIS, VIBRAÇÕES SONORAS...

POSTERIORMENTE NASCEMOS, E AI ENTRAMOS EM CONTATO COM O MEIO AMBIENTE E TODAS AS SUAS INFLUÊNCIAS: CONTEXTO SOCIOECONÔMICO, ESTRUTURA AFETIVA FAMILIAR, ESTRUTURA CULTURAL E DIVERSAS INFLUÊNCIAS AO LONGO DA VIDA.

 E, ASSIM, FORMA-SE UM INDIVÍDUO...

AO FALARMOS A PALAVRA"CORPO", PERCEBEMOS , QUE NÃO FALAMOS SÓ DE UM CORPO FÍSICO, MAS DE UM CORPO COM FORMA E MOVIMENTOS FÍSICOS MOLDADOS EM UMA ESTRUTURA SOCIAL.

ESTE ASPECTO É MUITO IMPORTANTE DE SER RESSALTADO PARA QUESTIONAR TODA ESTA IDEOLOGIA MASSIFICADORA DE CORPOS PERFEITOS!

CORPOS SÃO HISTÓRIAS VIVAS, QUE SÃO ESCRITAS E REESCRITAS A CADA INSTANTE...NÃO EXISTE UM PADRÃO, POIS NÃO EXISTE UMA VIDA IGUAL A OUTRA!

UM CORPO BRASILEIRO É DIFERENTE DE UM CORPO GERMÂNICO, QUE POR SUA VEZ É DIFERENTE DE UM CORPO ORIENTAL!

 UM CORPO QUE VIVE EM SITUAÇÃO DE FARTURA CONTA UMA HISTÓRIA, UM CORPO QUE VIVE EM SITUAÇÃO DE MISÉRIA, CONTA OUTRA HISTÓRIA...

 UM CORPO QUE RECEBEU AMOR CONTA UMA HISTÓRIA, UM CORPO QUE NÃO RECEBEU AFETO,CONTA OUTRA...

CADA SOCIEDADE DESENVOLVE SUA LINGUAGEM CORPORAL PRÓPRIA, DE ACORDO COM SUA CULTURA. CADA SER HUMANO DESENVOLVE SUA LINGUAGEM CORPORAL DE ACORDO COM SUA ATIVIDADE PROFISSIONAL. UM HOMEM DO CAMPO TEM DETERMINADAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E SEU MOVIMENTO PRÓPRIO, UM ATLETA TEM OUTRAS CARACTERÍSTICAS, UM TRABALHADOR DE ESCRITÓRIO OUTRAS E ASSIM POR DIANTE...

DIVERSAS PARTE DO CORPO HUMANO SÃO EXIGIDAS DE FORMA DIFERENCIADA, DE ACORDO COM SUA DEMANDAS DE VIDA INDIVIDUAL E SOCIAL.

BOM , E AI?

O QUE FAZEMOS?

PRIMEIRAMENTE, PROCURAMOS ENTENDER A GRANDEZA DESTA DIVERSIDADE DO UNIVERSO DE FORMAS E MOVIMENTOS PARA POSTERIORMENTE ACEITAR ESTA DIVERSIDADE. NÃO HAVERIA DE COMO IMPOR PADRÕES DE PERFEIÇÃO, POR QUE SERIA EMPOBRECER A RIQUEZA DAS DIVERSIDADE DE EXPERIÊNCIAS CORPORAIS!

MAS, PODEMOS APRENDER A LER O QUE O CORPO ESCREVE ATRAVÉS DE SEUS GESTOS, OLHARES, POSTURAS, AÇÕES CORPORAIS.

ENFIM, NESTE MOMENTO É QUE NASCE O SENTIDO DO ESTUDO DA LINGUAGEM DO MOVIMENTO, DA EXPRESSÃO CORPORAL!

 POR QUE?

POR QUE AO AMPLIARMOS NOSSO VOCABULÁRIO DE MOVIMENTOS, AUMENTAMOS NOSSAS POSSIBILIDADES DE COMUNICAÇÃO. EM DECORRÊNCIA DESTA, ABRIMOS A PORTA PARA UMA QUALIDADE DE VIDA MAIS CONSCIENTE DO SEU INSTRUMENTO, DO SEU VEÍCULO NESTE PLANETA, UM CORPO HUMANO INTEGRADO.

INTEGRADO COM SEUS GESTOS, SUAS EMOÇÕES, SUAS NECESSIDADES E VONTADES, SUAS LIMITAÇÕES E SUAS POSSÍVEIS ESCOLHAS DE SUPERAÇÃO...

MAS, COMO ISTO ACONTECE?

COM CERTEZA, NÃO É DA NOITE PARA O DIA!

DA MESMA FORMA QUE LEVAMOS ANOS PARA CONSTRUIR NOSSOS CÓDIGOS CORPORAIS , LEVAMOS TEMPO  TAMBÉM PARA DESCONSTRUÍ-LOS...

COMO VIMOS, VÁRIOS SÃO OS FATORES ENVOLVIDOS NESTE PROCESSO E

TORNÁ-LOS CONSCIENTES PARA NOSSAS CONSCIÊNCIAS, NÃO É UM ESTALAR DE DEDOS!

NESTE MOMENTO SURGE A METODOLOGIA PARA O APRENDIZADO DA LINGUAGEM DO MOVIMENTO, QUE ENVOLVE ETAPAS COM OS SEUS RESPECTIVOS NÍVEIS  PROGRESSIVOS DE CONSCIÊNCIA CORPORAL.

UM PROCESSO DESTE, PASSA POR UM ENTENDIMENTO E SENSIBILIZAÇÃO DO QUE É O RELAXAMENTO CORPORAL, QUE SERIA O PRIMEIRO PASSO  DENTRO DESTE UNIVERSO. PODERÍAMOS DEFINIR RELAXAMENTO, COMO UM ESTÁGIO PROGRESSIVO DE PERCEPÇÃO DE NOSSAS ESTRUTURAS CORPORAIS, NOSSOS APOIOS ( PARTES DO CORPO QUE TOCAM AO CHÃO), NOSSAS ARTICULAÇÕES, NOSSOS ALINHAMENTOS ÓSSEOS, NOSSO CONTORNO CORPORAL, NOSSOS ESQUEMAS CORPORAIS (REPRESENTAÇÕES MENTAIS DE NOSSA ESTRUTURA CORPORAL),NOSSAS OBSERVAÇÕES SEM CULPAS OU CRÍTICAS,SOBRE NOSSO CORPO, ENFIM!  OBS: VALE RESSALTAR AQUI, QUE A IDÉIA DE RELAXAMENTO NÃO ESTÁ EM NENHUM MOMENTO LIGADO A IDÉIA DE ABANDONO! MAS, DE ENTREGA PARA PERCEPÇÃO CONSCIENTE DE SEU CORPO, DE SEU SER!

POSTERIORMENTE, ENTRAMOS EM UMA FASE DE PESQUISA CORPORAL,ONDE OS ASPECTOS QUE FORAM TRAZIDOS A CONSCIÊNCIA DURANTE A ETAPA DO RELAXAMENTO SÃO AGORA OBJETO DE PESQUISA DE MOVIMENTO...

COMO?

POR EXEMPLO...

SE TRABALHAMOS A NOÇÃO DE ARTICULAÇÕES CORPORAIS NO RELAXAMENTO, VAMOS PESQUISAR NA ETAPA DE PESQUISA CORPORAL ,O MOVIMENTO COM O  VETOR DE LIGAÇÃO SENDO "ARTICULAÇÕES".     

 SEU MICRO MOVIMENTO EM TERMOS DE AMPLITUDE ATÉ Á UTILIZAÇÃO MÁXIMA DE SUA KINESFERA ( CONCEITO QUE VEREMOS ADIANTE - SISTEMA DE ANÁLISE LABAN - QUE SE REFERE A OCUPAÇÃO MÁXIMA DE SUA ÁREA CORPORAL EM TERMOS DO  ESPAÇO AO SEU REDOR), SUA MOVIMENTAÇÃO EM TERMOS DE SEGMENTOS CORPORAIS COM RELAÇÃO AOS MOVIMENTOS SEREM PARCIAIS ( POR PARTES DO CORPO) OU SEREM TOTAIS ( TODO O CORPO), SUA CONTINUIDADE DE MOVIMENTO SUCESSIVA ( TIPO UM BONECO ARTICULADO), ONDE UMA ARTICULAÇÃO SE MOVE EM DECORRÊNCIA DA OUTRA OU UMA MOVIMENTAÇÃO CONTÍNUA,ONDE NÃO EXISTE FRAGMENTAÇÃO ARTICULAR APARENTE.

DENTRO DA ETAPA DE PESQUISA, VAMOS INCLUINDO CONCEITOS DE FORMA  E ESPAÇO,OBJETIVANDO AMPLIAR O VOCABULÁRIO DE MOVIMENTO, COMO POR EXEMPLO O DE NÍVEIS - BAIXO , MÉDIO, ALTO, ONDE SEGUINDO A DIMENSÃO VERTICAL EXPLORAMOS VARIAÇÕES DE ALTURA E CONSEQÜENTEMENTE DE APOIOS CORPORAIS EM CADA PLANO. NO PLANO BAIXO, TERÍAMOS MAIS PARTES DO CORPO APOIADAS, NO PLANO MÉDIO ESTARÍAMOS COM OS QUATROS APOIOS E NO PLANO ALTO, BASICAMENTE O APOIO DOS PÉS.

POR ANALOGIA, ESTARÍAMOS PASSANDO, AO VIVENCIAR ESTA PESQUISA DE NÍVEIS, PELAS  MESMAS ETAPAS DE EVOLUÇÃO DO MOVIMENTO DO SER HUMANO: O ARRASTAR, O ENGATINHAR, ATÉ QUANDO CHEGAMOS A ANDAR DE PÉ.

 O INTERESSANTE É QUE CADA SER HUMANO , REPRODUZ EM SI, TODA A HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE, ATRAVÉS DE SEU DESLOCAMENTO NO ESPAÇO...

 CABERIA UMA PERGUNTA AQUI - POR QUE SERÁ?

ACEITO RESPOSTAS...E.MAIL ME,OK!

 

CONTINUANDO...

ASSOCIAMOS A PESQUISA DE NÍVEIS , COM A PESQUISA DE FORMAS - ABERTAS E FECHADAS E CONJUNTAMENTE ENTRAMOS COM A NOÇÃO DE DIMENSÕES E PLANOS - HORIZONTAL, VERTICAL E SAGITAL. SEGUE-SE A ABERTURA DE UM LEQUE ENORME DE POSSIBILIDADES DE PESQUISA... MAS, O MAIS O IMPORTANTE A SER DESTACADO É O ESTADO DE CONSCIÊNCIA PROGRESSIVA EM QUE ESTE PROCESSO É REALIZADO. INICIALMENTE, COMEÇAMOS COM OS MOVIMENTOS QUE NOS SÃO MAIS CARACTERÍSTICOS, MAIS FAMILIARES. POSTERIORMENTE, VAMOS DESFAZENDO FRONTEIRAS, COMEÇAMOS A AMPLIAR NOSSO VOCABULÁRIO DE MOVIMENTO E ASSOCIADO Á ESTE VAMOS AMPLIANDO NOSSA MOBILIDADE AFETIVA...

POR QUE?

POR QUE QUANDO AUMENTAMOS NOSSA CAPACIDADE DE MOVIMENTO, DENTRO DE UM PROCESSO DE CONSCIÊNCIA CORPORAL, DESFAZEMOS PROGRESSIVAMENTE NOSSAS PRISÕES MUSCULARES, NOSSOS NÓS... E DESATANDO NÓS , TEMOS UM FIO SOLTO, ONDE NOSSA ENERGIA BIO FÍSICA, PODE FLUIR E OXIGENAR NOSSAS EMOÇÕES.

É CLARO, QUE É IMPORTANTÍSSIMO E FAZ PARTE DO TRABALHO A PESQUISA COLETIVA. É NESSE INSTANTE QUE  DESTACAMOS O FATOR DE SOCIALIZAÇÃO , DE INTEGRAÇÃO DO SER INDIVIDUAL EM RELAÇÃO AO GRUPO, DO GRUPO COMO UM CORPO  COLETIVO, ONDE O INDIVÍDUO RESGATA OU APRENDE A DIVIDIR E A SOMAR...

COMO EXEMPLO CONCRETO, POSSO CITAR QUE AO LONGO DA MINHA VIVÊNCIA, LECIONANDO EXPRESSÃO CORPORAL, PUDE OBSERVAR A PROGRESSIVA CAPACIDADE DE ABRAÇAR QUE DETERMINADAS PESSOAS ADQUIRIRAM AO LONGO DESTES PROCESSOS.

 A CAPACIDADE DE TOCAR, DE SORRIR, DE ABRIR ESPAÇO PARA A TROCA DE INTERAÇÕES COLETIVAS...

PESSOAS QUE CHEGAVAM SEM A POSSIBILIDADE DE ABRIR OS BRAÇOS E QUE AO FINAL DE UM PROCESSO , SORRIAM, SE MOVIMENTAVAM DE FORMA FLUIDA E SEUS RELACIONAMENTOS SOCIAIS TRADUZIAM ESTA MESMA QUALIDADE, UM RESGATE DE MOVIMENTO QUE SE TRADUZIA EM QUALIDADE DE VIDA!!!

ISTO É MÁGICA?

NÃO , É SÓ O TRABALHO DE EXPRESSÃO CORPORAL...

QUE POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, ROMPE FRONTEIRAS INDIVIDUALISTAS  E RECRIA A IDEOLOGIA DO EU COLETIVO, REATIVANDO NO SER HUMANO O QUE O SISTEMA EM QUE NÓS VIVEMOS NOS ANESTESIA COM EFICÁCIA DESCOMUNAL, A CAPACIDADE DE SE COMUNICAR COM AFETO. DEIXAMOS DE SER MERCADORIA E Á  ENXERGAR O PRÓXIMO, COMO MERCADORIA DESCARTÁVEL...

 O MEU MOVIMENTO COMEÇA E CONTINUA ATRAVÉS DO SEU...

EXISTE UM NOME PARA ISTO!!! 

EM TERMOS SOCIAIS, ISTO SE REFLETE EM UM

COMPORTAMENTO COOPERATIVO!

 

PARAMOS POR AQUI,OK

VAMOS CONTINUAR ATRAVÉS DO ENTENDIMENTO DO QUE É O...

 CLIQUE AQUI  SISTEMA LABAN DE ANÁLISE  DO MOVIMENTO 

 

E POSTERIORMENTE MUITO MAIS,AMIGOS...

ESTOU ESCREVENDO

 SOBRE

 OS ALICERCES DO MOVIMENTO CORPORAL

 E SUAS REPERCUSSÕES NO DESENVOLVIMENTO SÓCIO - PSIQUÍCO

 

OU SEJA, VAI TER MUITA COISA PARA A GENTE PENSAR, TROCAR,AGIR,BRINCAR

 ENFIM

PRODUZIR O PENSAMENTO CRIATIVO!

É ISSO AI, VAMOS EM FRENTE JUNTOS,VALEU!!!!!!!

 

QUALQUER DÚVIDA,SEMPRE A DISPOSIÇÃO

CLAUDIA@ARTEESOCIEDADE.COM

 

PÁGINA INICIAL